Artigos

Cardiologia do Esporte

A cardiologia do esporte é uma área de atuação dentro da Cardiologia que visa a avaliação inicial de indivíduos que querem iniciar a atividade física, para aqueles que querem aumentar a performance, realizar um check up e além disso para aqueles que tenham alguma doença pré existente e optem pelo exercício físico como uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida.

Quem é o cardiologista esportivo?

Para a formação do Cardiologista com atuação na Cardiologia do Esporte são necessários 2 anos de residência em clínica médica além de 2 anos de residência em Cardiologia Clinica e finalmente a pós graduação em cardiologia do esporte com duração média de 2 anos.

Redução de mortalidade durante a atividade física

A atividade física traz inúmeros benefícios para o coração inclusive com combate e controle dos fatores de risco como diabetes, pressão alta, colesterol alto, sedentarismo e obesidade.

Inúmeros estudos já comprovam a redução de mortalidade por várias causas inclusive com redução de infarto, câncer, doenças cardiovasculares e depressão culminando com a melhora da qualidade de vida.

Além em pacientes com doenças cardiovasculares graves como insuficiência cardíaca, coronariopatia, miocardiopatia de diferentes motivos, o exercício serve como tratamento para melhoras as dores, a respiração, diminuir arritmias e muitas vezes diminuir a chance de morte e melhorar a vida dos indivíduos acometidos. A isso chamamos de reabilitação cardiovascular.

A avaliação pré participativa

Cardiologia esportiva – Avaliação pré participativa

O coração do atleta e um coração adaptado e muitas vezes apresenta adaptacoes benéficas como aumento da força do coração, melhora da pressão arterial, diminuição dos níveis de diabetes e colesterol, no entanto muitas vezes pode apresentar alterações como hipertrofia (aumento do músculo do coração), aumento das câmaras cardíacas e alterações do ritmo cardíaco que são comuns aos atletas mas podem facilmente serem confundidas com doenças adquiridas.

As primeiras avaliações devem identificar essas adaptações para diferenciá-las de possíveis doenças e dessa forma prevenir a morte súbita.

A avaliação pré participativa consiste na história esportiva do individuo e exames como eletrocardiograma, exames laboratoriais e teste ergométrico que avaliam o desempenho do coração durante o exercício no intuito de diferenciar adaptações fisiológicas do coração de atleta de doenças cardiovasculares muitas vezes insipientes e silenciosa. Como rotina essa avaliação deve ocorrer anualmente ou a qualquer momento que o atleta apresentar qualquer tipo de sintoma ou decidir mudar de modalidade (como por exemplo um corredor de 10 km q resolve iniciar triathlon).

Outra atribuição do cardiologista do esporte seria a solicitação de check up cardiológico com ênfase em desempenho esportivo. Através de informações do teste ergométrico e da consulta clinica, podemos prescrever exercício visando a melhor faixa de frequência cardíaca para perda de peso e principalmente melhora da performance cardiovascular.

Prevenção de morte súbita

A avaliação de atletas profissionais visa a prevenção de morte súbita e fornecer informações cardiovasculares para melhora do treinamento e dados precisos, através de limiares, para incremento do desempenho atlético.

Já nos pacientes que apresentam quaisquer tipo de doenças cardiovasculares ou não, a avaliação com profissional especializado em medicina do esporte e cardiologia do esporte se faz necessária para avaliar o risco da prática esportiva dependendo da doença pré existente; e principalmente servindo como ferramenta terapêutica para melhorar sintomas e muitas vezes reduzir a morbi mortalidade.

O profissional deve determinar qual a modalidade de exercício (aeróbico ou resistido), qual a duração do exercício e principalmente qual a intensidade; através da frequência cardíaca máxima e mínima que o individuo deve manter para melhora dos sintomas, diminuição do risco cardíaco.

Portanto a avaliação inicial por médico especializado em esporte que conhece as alterações no corpo induzidos pelo exercício físico continuo e prolongado são essenciais para a correta prescrição de exercício visando não só a performance, bem estar, qualidade de vida mas principalmente a segurança e o tratamento de possíveis doenças silenciosas ou adquiridas ao longo da vida.

Dr. Ricardo Contesini

Médico cardiologista esportivo, especialista em cardiologia do esporte. Pós graduado em medicina esportiva pela Universidade Federal de São Paulo.

Recent Posts

Cardiopatia congênita: o que é, tipos e sintomas

Diariamente, muitas crianças apresentam problemas cardíacos congênitos. A todas as deformidades que venham a acontecer…

% dias atrás

Takotsubo (Síndrome do Coração Partido): entenda mais essa patologia

Síndrome do coração partido é um tipo de disfunção cardíaca que acomete uma pessoa que…

% dias atrás

Cardiopatia Reumática: o que é, sintomas e como é diagnosticada

Cardiopatia reumática ou doença cardíaca reumática é uma complicação tardia da febre reumática aguda, resultando…

% dias atrás

Síndrome do QT Longo: sintomas, causas e tratamentos

Síndrome do QT longo é uma doença hereditária considerada rara e que provoca um alongamento…

% dias atrás

Endocardite infecciosa: o que é, diagnóstico e tratamento adequado

Endocardite infecciosa é uma inflamação grave do endocárdio, que envolve as válvulas cardíacas, e pode…

% dias atrás

Falta de ar (dispneia): o que é, causas, sintomas e tratamentos

Sentir falta de ar, conhecida clinicamente como dispneia, é um sintoma comum que pode surgir…

% dias atrás