Marcapasso cardíaco é um pequeno aparelho implantado próximo ao coração, no abdômen ou peito, que visa monitorar e controlar os batimentos cardíacos do paciente. Esse dispositivo consegue realizar estímulos elétricos quando percebe que há alteração no intervalo entre os batimentos cardíacos.

Leia mais

Estenose aórtica é um estreitamente que ocorre na abertura da válvula aórtica, impedindo o fluxo correto de sangue entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. Se trata de um dos problemas cardíacos mais comuns, e afeta majoritariamente pessoas acima de 70 anos. Quanto mais avançada a idade, maior o risco de desenvolver estenose aórtica.

Leia mais

Ateromatose é uma doença que provoca o acúmulo de gordura e de cálcio dentro das artérias torácicas. Quando ocorre essa obstrução, automaticamente acontece uma dificuldade para o sangue se transportar pelo corpo, devido à falta de espaço nas artérias para percorrer, gerando elevado risco de formação de coágulos, bem como da ocorrência de um infarto ou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Leia mais

Miocardite é uma inflamação que ocorre no miocárdio, também conhecido como a parede do coração. A miocardite pode causar a destruição do tecido muscular, gerando alterações temporárias ou permanentes neste órgão.

Leia mais

Prolapso da válvula mitral é uma condição cardíaca em que a válvula responsável por separar as câmaras inferior e superior localizadas do lado esquerdo do coração não se fecha adequadamente. Por conta disso, perde um pouco de sangue quando retorna para a cavidade torácica, e isso dificulta a capacidade do coração em bombear sangue. Na literatura médica esse processo é conhecido como regurgitação mitral.

Leia mais

Insuficiência aórtica é uma condição cardíaca em que o sangue da aorta retorna para o interior do ventrículo esquerdo, durante a diástole, uma vez que ocorre uma insuficiência valvar. Essa condição pode ser primária, quando acomete diretamente os folhetos, bem como pode ser secundária, ocorrendo por dilatação do anel e da falta na coaptação.

Leia mais

Falta de ar é uma sensação de dificuldade para respirar e que pode ter diversas causas médicas. O paciente com falta de ar pode entrar em pânico com a situação, principalmente quando ocorre de repente, ao subir escadas ou segurar algum peso. Inclusive, uma crise de pânico ou ansiedade pode gerar essa sensação, mesmo que não exista outra patologia subjacente.

Leia mais

Edema pulmonar é o acúmulo de líquido nos interstícios pulmonares e alvéolos, afetando diretamente a oxigenação do sangue no corpo, que é essencial para a vida. Também conhecida como falência ventilatória aguda, essa condição faz com que o pulmão seja preenchido por líquido, faltando espaço para o ar, logo o oxigênio, sendo este o motivo pelo qual a principal queixa dos pacientes é a sensação de falta de ar.

Leia mais

Palpitação no coração é a sensação de ritmo cardíaco acelerado ou irregular. Pode ser algo benigno ou normal, bem como o sinal de que algo não está bem na saúde do paciente. É normal quando associado a exercícios físicos intensos, fortes emoções ou até mesmo em uma crise de ansiedade ou pânico.

Leia mais

Fibrilação ventricular é um tipo de arritmia cardíaca grave. Ocorre devido a um tipo de alteração dos impulsos elétricos complexos QRS do coração, que faz com que os ventrículos acabem se contraindo inutilmente enquanto o coração bate muito rápido, sem conseguir bombear o sangue para as demais partes do corpo.

Leia mais