Cardiologia do Esporte

cardiologia do esporte

A cardiologia do esporte é uma área de atuação dentro da Cardiologia que visa a avaliação inicial de indivíduos que querem iniciar a atividade física, para aqueles que querem aumentar a performance, realizar um check up e além disso para aqueles que tenham alguma doença pré existente e optem pelo exercício físico como uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida.

Quem é o cardiologista esportivo?

Para a formação do Cardiologista com atuação na Cardiologia do Esporte são necessários 2 anos de residência em clínica médica além de 2 anos de residência em Cardiologia Clinica e finalmente a pós graduação em cardiologia do esporte com duração média de 2 anos.

Redução de mortalidade durante a atividade física

A atividade física traz inúmeros benefícios para o coração inclusive com combate e controle dos fatores de risco como diabetes, pressão alta, colesterol alto, sedentarismo e obesidade.

Inúmeros estudos já comprovam a redução de mortalidade por várias causas inclusive com redução de infarto, câncer, doenças cardiovasculares e depressão culminando com a melhora da qualidade de vida.

Além em pacientes com doenças cardiovasculares graves como insuficiência cardíaca, coronariopatia, miocardiopatia de diferentes motivos, o exercício serve como tratamento para melhoras as dores, a respiração, diminuir arritmias e muitas vezes diminuir a chance de morte e melhorar a vida dos indivíduos acometidos. A isso chamamos de reabilitação cardiovascular.

A avaliação pré participativa

Cardiologia esportiva – Avaliação pré participativa

O coração do atleta e um coração adaptado e muitas vezes apresenta adaptacoes benéficas como aumento da força do coração, melhora da pressão arterial, diminuição dos níveis de diabetes e colesterol, no entanto muitas vezes pode apresentar alterações como hipertrofia (aumento do músculo do coração), aumento das câmaras cardíacas e alterações do ritmo cardíaco que são comuns aos atletas mas podem facilmente serem confundidas com doenças adquiridas.

As primeiras avaliações devem identificar essas adaptações para diferenciá-las de possíveis doenças e dessa forma prevenir a morte súbita.

A avaliação pré participativa consiste na história esportiva do individuo e exames como eletrocardiograma, exames laboratoriais e teste ergométrico que avaliam o desempenho do coração durante o exercício no intuito de diferenciar adaptações fisiológicas do coração de atleta de doenças cardiovasculares muitas vezes insipientes e silenciosa. Como rotina essa avaliação deve ocorrer anualmente ou a qualquer momento que o atleta apresentar qualquer tipo de sintoma ou decidir mudar de modalidade (como por exemplo um corredor de 10 km q resolve iniciar triathlon).

Outra atribuição do cardiologista do esporte seria a solicitação de check up cardiológico com ênfase em desempenho esportivo. Através de informações do teste ergométrico e da consulta clinica, podemos prescrever exercício visando a melhor faixa de frequência cardíaca para perda de peso e principalmente melhora da performance cardiovascular.

Prevenção de morte súbita

A avaliação de atletas profissionais visa a prevenção de morte súbita e fornecer informações cardiovasculares para melhora do treinamento e dados precisos, através de limiares, para incremento do desempenho atlético.

Já nos pacientes que apresentam quaisquer tipo de doenças cardiovasculares ou não, a avaliação com profissional especializado em medicina do esporte e cardiologia do esporte se faz necessária para avaliar o risco da prática esportiva dependendo da doença pré existente; e principalmente servindo como ferramenta terapêutica para melhorar sintomas e muitas vezes reduzir a morbi mortalidade.

O profissional deve determinar qual a modalidade de exercício (aeróbico ou resistido), qual a duração do exercício e principalmente qual a intensidade; através da frequência cardíaca máxima e mínima que o individuo deve manter para melhora dos sintomas, diminuição do risco cardíaco.

Portanto a avaliação inicial por médico especializado em esporte que conhece as alterações no corpo induzidos pelo exercício físico continuo e prolongado são essenciais para a correta prescrição de exercício visando não só a performance, bem estar, qualidade de vida mas principalmente a segurança e o tratamento de possíveis doenças silenciosas ou adquiridas ao longo da vida.