Hipertensão arterial (pressão alta): o que é, sintomas e tratamentos

Hipertensão arterial é uma condição clinica multifatorial que se caracteriza pelos níveis elevados da pressão arterial. Popularmente, a hipertensão é conhecida como pressão alta, sendo as duas nomeações corretas.

Para caracterizar uma hipertensão, o paciente precisa ter uma pressão arterial igual ou superior a 140×90 mmHg. Não configura hipertensão o caso de uma pessoa que teve a pressão elevada em situações pontuais e isoladas, como após a prática intensa de exercícios físicos ou forte impacto emocional.

Qual a causa e como prevenir a hipertensão

Geralmente, casos de hipertensão estão associados ao elevado consumo de alimentação rica em sal, bem como da ausência de prática de exercício físico regular. Além disso, em alguns casos o paciente pode desenvolver pressão alta por conta de outros problemas de saúde, como alterações cardíacas e doenças renais.

A hipertensão ocorre quando existe uma resistência e maior endurecimento dos vasos sanguíneos para a passagem normal do sangue, o que faz com que o coração faça uma força maior para conseguir bombear todo o sangue.

A prevenção está justamente em reduzir o consumo de sal e adquirir o hábito de realizar exercício físico regular. Claro que se houver outros problemas de saúde que podem desencadear uma hipertensão, estas devem ser tratadas para evitar efeitos secundários indesejados.

Trocar o excesso de fast food e alimentos ultraprocessados por uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras e frutas, não só evitará uma hipertensão, como ajudará a controlar e baixar a pressão arterial nos casos em que a doença já está desenvolvida.

Sintomas da hipertensão arterial

A pressão alta é considerada uma doença silenciosa, pois muitas vezes não há nenhum sinal, de forma que o paciente começa a se tratar tardiamente. Mesmo assim, há sintomas clássicos que sempre aparecem, seja em quem já tem a doença ou em alguns picos de pressão para quem ainda não foi diagnosticado. São eles:

• Sono excessivo;
  • Dor de cabeça (principalmente na nuca ou próximo do pescoço);
  • Enjoos e tonturas;
  • Visão turva, embaçada ou alterada;
  • Dificuldade para respirar;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dores no peito.

Hipertensão na gravidez

Algumas gestantes podem ser diagnosticadas com pressão alta somente durante a gravidez. Essa condição costuma se curar após o parto. A hipertensão gestacional é chamada de pré-eclâmpsia, e consiste no aumento da pressão arterial, bem como em lesões em órgãos internos, como rins e fígado, o que pode levar a mulher a um aborto espontâneo ou parto prematuro.

Ao suspeitar que está com pressão alta na gravidez, a paciente deve buscar ajuda médica para iniciar o tratamento, preservando assim a própria vida e a da criança. O tratamento geralmente consiste no uso de medicamentos e mudança na dieta.

Fatores de risco para a hipertensão arterial

O aumento do número de pessoas com hipertensão que não tem histórico familiar do problema se deve principalmente aos maus hábitos alimentares, e secundariamente a outras condições de saúde, como problemas da tireoide.

Cerca de 90% dos casos de hipertensão são hereditários, mas também há casos de pessoas que ninguém da família ainda tinha sido diagnosticado com a doença.

Outros fatores de risco para a pressão alta são:

• Obesidade;
  • Ter mais de 40 anos;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Ser do sexo masculino;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de alimentos salgados.

Tipos de hipertensão arterial

A hipertensão é dividida em três estágios ou níveis. Os valores da pressão arterial do paciente, associado a outras características, como ter doença prévia ou histórico familiar ou próprio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), determinam se o risco de morte pode ser leve, moderado, alto ou muito alto, e assim, o médico pode oferecer a abordagem correta para ajudar a resolver ou amenizar o problema.

Os estágios ou níveis são:

• Estágio I: Quando a pressão arterial varia de 130×90 e abaixo de 160×100.
  • Estágio II: Quando a pressão arterial fica acima de 160×100 e abaixo de 180×110.
  • Estágio III: Quando a pressão fica acima de 180×110, sendo um sinal gravíssimo para complicações.

O que é pressão sistólica e diastólica

A pressão sistólica geralmente é o valor mais alto apresentado nos medidores analógicos e digitais, e corresponde a pressão que é realizada nas artérias durante os batimentos cardíacos.

Já a pressão diastólica é o valor mais baixo dos medidores e significa que é a pressão feita nas paredes das artérias entre cada batida do coração do paciente.

Quando uma pressão é considerada alta

A pressão arterial é considerada ótima quando os valores correspondem a igual ou menor que 120×80 mmHg. Se os valores ficarem igual ou menor que 130×85 mmHg, é considerado normal. A partir de 130×89 mmHg começa o sinal de alerta para uma possível hipertensão estágio I.

A partir de 140×90 mmHg já é considerada hipertensão. Claro que se deve levar em consideração outros fatores, como se o paciente passou por alguma situação emocionalmente impactante, se praticou exercícios físicos intensos ou se está gestante.

Exames para identificar a hipertensão arterial

Para determinar se um paciente possui hipertensão arterial não basta ter histórico familiar ou estar com a pressão alta. Pessoas saudáveis e principalmente com histórico de hipertensão na família, devem fazer um check-up com um clinico geral pelo menos duas vezes ao ano. Para diagnosticar hipertensão é feito alguns exames médicos, sendo eles:

• MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial): se trata de um aparelho que ficará monitorando a pressão arterial do paciente por 24 horas, podendo assim saber como é a pressão ao longo do dia. É um exame importante que consegue determinar se a pressão alta do paciente é de cunho emocional durante a medição, conhecida como pressão alta de jaleco branco, ou se de fato há um problema a ser tratado.
  • MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial): consiste na medição realizada em casa com um aparelho digital ou analógico. As medições devem ser anotadas para posterior consulta médica.

Se o médico achar necessário, poderá pedir outros exames em alguns casos para saber se há outras causas ou complicações do problema, como um ecocardiograma.

Tratamento para hipertensão arterial

O tratamento para a hipertensão arterial vai muito além do uso de medicamentos de uso continuo. Primeiramente, adotar métodos de uma vida saudável, como realizar a prática de exercícios regulares e aderir a uma alimentação saudável.

Quanto aos medicamentos, não existe um fármaco padrão, pois cada tipo de hipertensão terá um tratamento diferente, bem como o paciente pode não se adaptar com um medicamento e este deverá ser substituído. De uma forma geral, o clinico geral ou cardiologista receitará inibidores da enzima conversora da angiotensina, também conhecidos como IECA’s, que são os fármacos popularmente conhecidos como captopril, ramipril, entre outros.

O médico também poderá incluir na terapia medicamentosa do paciente os vasodilatadores, como a hidrolazina, e diuréticos, como hidroclorotiazida. Outros fármacos incluídos no tratamento a depender de cada caso são os antagonistas do receptor da angiotensina, como a losartana; os betabloqueadores, como carvedilol; e bloqueadores dos canais de cálcio, como a nifedipina.

O paciente também deve continuar medindo a pressão em casa para ter controle sobre a mesma e tomar providências quando perceber alterações, já que nem sempre se sente sintomas quando ocorre uma elevação da pressão arterial.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é hipertensão?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguíneos quando o coração bombeia o sangue.

O que a hipertensão arterial pode causar?

Quando não controlada a hipertensão arterial pode causar derrame cerebral (AVC) Infarto agudo do miocárdio (IAM), Insuficiência renal (IRA) e pode apresentar sintomas como: dispneia, dores no peito, dores de cabeça, cansaço.

Quais são os tipos de pressão alta?

Existem 2 tipos de pressão arterial: a primaria e a secundaria. A primaria pode ser genética e a secundaria decorrentes de outra doença associada.

O que faço para baixar a hipertensão arterial?

Inicialmente mudança do estilo de vida como atividade física, perda de peso, diminuir o consumo de sal, parar de fumar etc.

Quando a pressão é considerada alta?

Quando os níveis de pressão arterial estão acima de 140X90 mmHg por duas medidas consecutivas.

Por que devemos evitar o consumo excessivo de sal?

O sal proporciona uma maior retenção de liquido pelo organismo e pode causar constrição dos vasos sanguíneos.

Qual o melhor remédio natural para controlar a hipertensão arterial?

A mudança do estilo de vida, redução do consumo de sal, praticar exercício físico e para de fumar são as melhores atitudes.

Qual a diferença entre a fipertensão e a hipotensão?

A hipertensão significa que o coração esta fazendo muita força para bombear o sangue e a hipotensão significa que o coração não esta conseguindo manter a movimentação do sangue.