Médico do coração

O médico do coração ou cardiologista é um médico especializado no tratamento das doenças do sistema cardiovascular, principalmente do coração e dos vasos sanguíneos. Para se tornar um cardiologista, o médico deve cursar seis anos de faculdade de medicina e mais dois anos de clínica médica e mais 2 a 4 anos de residência em cardiologia.

Doenças comuns e problemas de saúde que um médico do coração trata incluem:

Confira as principais doenças do coração

O que um médico do coração faz?

Um cardiologista trata de pacientes em um hospital, universidade ou consultório particular. Existe uma diferença entre um cardiologista e um cirurgião cardíaco.

Um cirurgião cardíaco é um médico que realiza cirurgias no coração e nos vasos sanguíneos. Na maioria dos casos, um cardiologista enviará um paciente a um cirurgião cardíaco para procedimentos cirúrgicos complexos como ponte de safena, mamária ou troca de válvulas.

Já o cardiologista é responsável por identificar doenças cardiovasculares através da consulta médica do exame físico e da interpretação de diferentes exames.

A consulta do cardiologista deve se focar nos sintomas como dor no peito, falta de ar, cansaço, palpitações, etc.

Devemos questionar o histórico familiar e a presença de fatores de risco cardiovasculares, doenças cardíacas prévias e outros problemas cardíacos.

Quando você deve consultar um cardiologista?

No Brasil, as doenças cardíacas ainda são a principal causa de morte tanto para homens quanto para mulheres. A doença cardíaca coronária é o tipo mais comum de doença cardíaca e juntamente com AVC são responsáveis por mais de 400.000 mortes por ano no país.

Em virtude desta alta prevalência é importante procurar anualmente um cardiologista para a realização de check-up, orientações quanto as atividades físicas e dieta, checagem dos exames laboratoriais e diagnóstico e tratamento de possíveis problemas no coração.

Aqui estão alguns motivos possíveis para consultar um cardiologista

• Recomendação de outro médico: Seu médico pode dizer que você precisa consultar um cardiologista. Não adie, leve a indicação a sério.
  • Dor no coração, dor no peito ou aperto no peito são sintomas de alerta para doenças cardíacas: O aperto no peito pode indicar doença coronariana, insuficiência cardíaca congestiva ou pericardite (inchaço de uma membrana que envolve o coração).
  • História familiar de doença cardíaca: Se alguém em sua família teve uma doença cardíaca ou um ataque cardíaco, você precisa estar ciente dos fatores de risco e pode precisar falar com um cardiologista.
  • Iniciando um novo programa de exercícios, especialmente após os 40 anos: Pessoas que praticam atividade física moderada ou intensa têm um risco ligeiramente aumentado de ataque cardíaco ou complicações cardíacas.

Que perguntas você deve fazer a um cardiologista?

A doença cardíaca pode ser evitada. Fatores de risco que contribuem para doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol alto, podem ser controlados com medicação e mudanças no estilo de vida.

Aqui estão algumas perguntas para fazer a um cardiologista:

Qual é o meu risco de ter um ataque cardíaco? É crucial saber quais fatores podem colocá-lo em risco de um ataque cardíaco ou derrame, como tabagismo, hipertensão, excesso de peso, diabetes ou uma dieta pouco saudável.

Como minha história familiar afeta meu risco de doença cardíaca? – O histórico familiar pode desempenhar um papel no risco de doença coronariana, ataque cardíaco ou derrame

O que devo fazer para prevenir ou diminuir o risco de doenças cardíacas? – Um cardiologista pode ajudá-lo a elaborar um plano para melhorar a saúde do seu coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O que um cardiologista faz na sua primeira consulta?

Nem todo mundo sabe o que esperar de uma consulta de cardiologia. Seu cardiologista fará perguntas sobre sua história familiar e fará um exame físico. Um cardiologista pode solicitar que você faça mais exames.

Lembre-se de trazer uma lista dos medicamentos que está tomando atualmente e anote todas as perguntas que você tiver antes da visita.

Qual deve ser a periodicidade de consulta ao cardiologista?

É recomendável que se visite o cardiologista 1 x por ano a partir dos 40 anos mas é importante esclarecer que se você apresenta sintomas como dor no peito, palpitações, desmaios, dispneia, cansaço excessivo deverá procurar um médico do coração independente da idade.